Cálcio Sérico (Total e Ionizado) 

Este teste mede os níveis séricos de cálcio. Mais de 98% do cálcio corporal está nos ossos e dentes, porém, concentrações relativas em ambas estruturas podem variar à medida em que o corpo mantém o equilíbrio de cálcio. Por exemplo, quando as concentrações sangüíneas de cálcio caem abaixo do normal, os íons de cálcio movem-se para fora dos ossos e dentes para restaurar seu nível sangüíneo. O corpo excreta cálcio diariamente, de forma que um consumo regular de cálcio na alimentação (no mínimo 1 g/dia) é necessário para o seu equilíbrio normal. 

O nível sérico de cálcio total reflete tanto a sua fração livre ou ionizada  quanto a fração ligada à albumina. Portanto, o cálcio sérico total diminui aproximadamente 0,8 mg para cada 1 g de decréscimo do nível de albumina sérica. Por outro lado, a medida da fração ionizada não é afetada pelas oscilações dos níveis dessa albumina. 

Objetivo

Auxiliar a diagnosticar desordens neuromusculares, esqueléticas, e endócrinas, arritmias cardíacas, coagulopatias e desequilíbrios ácido-básicos. 

Preparação do paciente

Jejum de 4 horas. 

Valores de referência

Método cálcio sérico total:

colorimétrico.

Cálcio Total:

Adultos: 8,8 a 10,6 mg/dl (2,2 a 2,6 nmol/l).

Crianças: 8,5 a 11,0 mg/dl (2,1 a 2,9 nmol/l).

Cálcio ionizado:

Adultos: 4,5 a 5,6 mg/dl (1,05 a 1,30 nmol/l).

Crianças: 4,8 a 5,5 mg/dl (1,20 a 1,38 nmol/l). 

Achados anormais

Níveis séricos de cálcio anormalmente altos (hipercalcemia) podem ocorrer em hiperparatireoidismo e tumores da paratireóide, doença óssea de Paget, mieloma múltiplo, carcinoma metastático, fraturas múltiplas ou imobilização prolongada.  

Níveis elevados também podem resultar de excreção inadequada de cálcio, como na insuficiência adrenal e doença renal; da ingestão excessiva de cálcio; uso abusivo de anti-ácidos do tipo carbonato de cálcio e do uso de diuréticos tiazídicos. 

Níveis baixos de cálcio (hipocalcemia) podem resultar de hipoparatireoidismo, paratireoidectomia total ou má absorção.  

Níveis séricos diminuídos de cálcio podem também ocorrer na síndrome de Cushing, insuficiência renal, pancreatite aguda, peritonite e uso excessivo de laxantes. 

Exames correlatos

Fósforo sérico, paratormônio sérico, creatinina sérica, proteínas séricas.