Biópsia de pele 

A biópsia de pele envolve a remoção de uma pequena amostra de tecido de uma lesão com suspeita de câncer ou dermatose. Uma biópsia por raspagem corta a lesão acima da linha da pele, o que permite outra biópsia no local. Uma biópsia de punção remove um núcleo oval do centro da lesão. Uma biópsia de excisão remove toda a lesão e é indicada para lesões que se expandem rapidamente, lesões escleróticas, bolhosas ou atróficas e para o exame dos limites de uma lesão e sua respectiva pele circundante normal.     

As lesões com suspeita de malignidade usualmente apresentam cor, tamanho ou aparência alterada ou deixam de cicatrizar adequadamente após um ferimento. As lesões plenamente desenvolvidas devem ser selecionadas para biópsia sempre que possível, pois fornecem mais informação diagnóstica do que lesões que estejam em resolução, ou que estejam em estágios iniciais de desenvolvimento. 

Objetivos

Fornecer diagnóstico diferencial de carcinoma basocelular, carcinoma de célula escamosa ou espinocelular, melanoma maligno ou crescimentos benignos.

    Diagnosticar infecções cutâneas bacterianas ou fúngicas crônicas. 

Preparo do paciente

Verificar a história do paciente com hipersensibilidade à anestesia local. 

Valores de referência

Método: biópsia por raspagem, de punção ou por excisão.

A pele normal consiste de epitélio escamoso e tecido conectivo fibroso. 

Achados anormais

O exame da amostra pode revelar um tumor maligno, como, por exemplo, um carcinoma de célula basal, carcinoma de célula escamosa ou espinal ou melanoma maligno. O carcinoma basocelular mais comumente ocorre na face. O carcinoma de célula escamosa ou espinocelular mais facilmente aparece nos lábios, boca e genitália. O melanoma maligno, o mais mortal câncer de pele, pode disseminar-se pelo corpo via sistema linfático e vasos sangüíneos. Os crescimentos benignos incluem cistos, queratoses seborreicas, verrugas, nevos pigmentados, quelóides e dermatofibromas. As culturas podem detectar infecções bacterianas ou fúngicas crônicas nas quais a flora é relativamente esparsa. 

Exames correlatos

Teste micológico direto.